Notícias de Última Hora

Indice do feminicidio no Brasil

Feminicídio - Brasil é o  5 País em mortes violentas de mulheres no mundo.

Você já ouviu a expressão ( o machismo mata)


Poucas vezes nos questionamos sobre o que está por traz da morte violenta de uma mulher. A palavra ( Feminicidio) se refere ao assassinato de mulheres e meninas por questões de genero, ou seja por questões de menosprezo ou descriminação à condição feminina.
Isso não indica no entanto, que toda mulher assassinada é vitíma de feminicidio. Trata-se de um crime de ódio, no qual a motivação da morte precisa estar relacionada ao fato de a vitíma ser do sexo feminino.  A palavra foi difundida no ano de 1970, pela socióloga Sul-Africana Diana E.H RUSSELL ( femicidi em inglês). Com este novo conceito, ela contestou a neutralidade presente na expressão Homicídio , quecontribuiria para manter invisivel a vulnerabilidade experimentada pelo sexo feminino em todo o mundo.
O conceito foi inicialmente formulado as diferentes modalidades de violência que representam risco de morte imediata ou potêncial para elas Russell entende que as mortes não são casos isolados ou episódios mais inseridos dentro de uma cultura na qual a sociedade naturaliza a violência de genêro e limita o desenvolvimento livre e saudável de meninas e mulheres.
São exemplos de feminicidio crimes encobertos por costumes e tradição e que são justificados como prática pedagógica como apredrejamento de mulheres por adultério, relacionamentos com o pagamento de dotes, a multilação genital e os crimes "em defesa da honrra" . Russell também pontua o assassinato de mulheres por seus maridos e companheiros, os estupros de guerra, a morte por preconceito racial e a morte pelo trafico e exploração sexual que tratam as mulhres como objetos sexuais e descartavéis.
As mortes violentas por razão de gênero são um fenômeno global e vitimizam mulheres todos os dias. Como consequência da posição descriminalização estrutural e da desigualdade de poder, que inferioriza e subordina as mulheres aos homens.
O brasil ocupa o 5 lugar no ranking de feminicidio segundo o auto comissariado das nações unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O país só perde para EL SALVADOR, COLÔMBIA, GUATEMALA, E RUSSIA em número de casos de assassinato de mulheres. Em comparação com países desenvolvidos aqui se mata 48 vezes mais mulheres que o Reino Unido 24 vezes mais que a Dinamarca e 16 mais que o Japão ou Escócia.
O mapa do conselho nacional de justiça ( CNJ) mostra que o número de mulheres assassinadas aumentou no Brasil. Enre 2003 e 2013 passou de 3,937 casos para 4,762 mortes em 2016 uma mulher foi assassinada a cada duas horas no país.
Dados esses que só aumetaram de 2016 ao ano de 2019 porque vivemos em um país de leis fracas onde o homem que comete feminicidio sendo este um crime hediondo tem direito a progressão de pena e a mulher que foi violentad ou espancada vive encarcerada fugindo de seus ex parceiros com medo de serem mortas quando sobrevivem ao primeiro ataque.

Leia também:A campanha #Elanãopediu

Nenhum comentário